DFine Smart, Unipessoal Lda

Saldo Cativo: O que é e quando acontece?

19.01.2023
Outros

Se perceber o que é o saldo cativo vai entender melhor o dinheiro que pode ou não gastar.

​​​​​​​

Quando consulta o seu extrato bancário já deve reparado que existem diferentes tipos de saldo: contabilístico, autorizado, disponível e cativo. Mas o que significa cada um deles?

O QUE É O SALDO CATIVO?

O saldo cativo é o valor, como o próprio nome indica, que está cativo do seu saldo contabilístico e que por isso não está disponível para gastar, ou seja, o montante que se encontra retido pelo banco para garantir que uma operação vai ser processada. Corresponde aos montantes que pagou, mas que ainda não foram entregues a quem os devia receber, ou seja, os valores ficam cativos até à liquidação da dívida. Esta situação acontece com frequência em compras efetuadas ao fim-de-semana, no caso de transferências entre bancos diferentes, em compras online, em despesas com portagens ou transações internacionais.

Para saber quanto dinheiro tem efetivamente na sua conta bancária deve diminuir o saldo cativo ao contabilístico. Evite ficar com saldo negativo, porque quando a liquidação for efetuada, a conta pode ficar a descoberto e se o banco não lhe autorizar o saldo descoberto poderá ter que pagar juros e taxas elevadas.

Se lhe aparecer na conta um saldo cativo inesperado verifique se tem dívidas ao Estado ou à Autoridade Tributária e Aduaneira. O saldo cativo pode também aparecer na sua conta em situações de penhora. Nestes casos, o objetivo é “coagir” o cliente a não movimentar uma determinada quantia e assim garantir que paga a dúvida. A penhora de contas bancárias é efetuada por um agente de execução e os bancos são obrigados a cumprir o que lhes é requerido.

O QUE É O SALDO CONTABILÍSTICO, DISPONÍVEL E AUTORIZADO?

O saldo contabilístico é a diferença entre créditos e débitos realizados. Normalmente aparece em primeiro lugar no extrato bancário. Dito de forma mais simples, este é o dinheiro que é realmente seu. Ainda que exista algum valor que possa não estar disponível para movimentar, este saldo comprova a sua situação financeira.

O saldo disponível corresponde ao montante que pode movimentar na sua conta bancária, sem que exista a cobrança de juros, comissões ou outros encargos. No entanto, este saldo não revela o dinheiro que de facto tem na conta, mas sim aquele que pode movimentar de imediato.

É habitual que possa detetar diferenças entre o saldo contabilístico e disponível, o que pode ocorrer quando ainda estão transferências por processar, cheques que não foram contabilizados ou saldo a descoberto no caso de uma conta ordenado. Pode também acontecer o contrário ser depositado um cheque, este valor aparecer no saldo contabilístico, mas não estar disponível para ser movimentado. Se tiver dúvidas entre o valor do saldo contabilístico e do saldo disponível não deixe de contactar o banco para esclarecer a situação.

O saldo autorizado é o dinheiro que os bancos disponibilizam ao cliente para ser movimentado. Este valor pode ser muito diferente do saldo contabilístico por exemplo se a instituição financeira lhe disponibilizar crédito, mas não se esqueça que se gastar este dinheiro terá que reembolsá-lo ao banco e atenção aos juros envolvidos.

Se precisa de ajuda neste ou noutros assuntos de literacia financeira contacte os profissionais da MaxFinance.

share